O comércio eletrônico global vem apresentando níveis de crescimentos impressionantes nos últimos anos, o que também ocorreu no Brasil.
No primeiro semestre de 2017 essa modalidade cresceu 9,23% e chegou a 600 mil lojas eletrônicas (dados revelador por Thoran Rodrigues, CEO da BigData Corp). A previsão era de que até o final de 2017, cresceria em torno de 15%.
Várias empresas estão se modificando e adaptando a este novo mundo, não somente passando a incluir a venda em comércio eletrônico, mas também evoluindo em sua comunicação e capacidade de visualização, sendo que a melhor definição é a citação de Carlos Piazza (Especialista em darwinismo digital, consultor e professor de MBA) no livro Plataforma A Revolução da Estratégia.
“…Com a digitalização completa da vida…No âmbito específico dos negócios, o que funcionava antes não funciona mais e a desconstrução dos padrões é aguda e veloz.”
Seguindo essa forte tendência e fatos, sugerimos dois títulos excelentes que abordam diretamente o assunto, são eles:
PLATAFORMA – A Revolução da Estratégia, de Geoffrey G. Parker, Marshall W. Van Alstyne e Sangeet Paul Ghoudary.
Este livro contempla uma pesquisa do MIT sobre “O que é a Plataforma de Negócios, como surgiu e por que transforma a economia em alta velocidade”, sendo um primeiro esforço para reunir as descobertas sobre o tema.
Organizações Exponenciais – de Salim Ismail, Michael S. Malone e Yuri Van Geest.
Porque elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua (e o que fazer a respeito).
Este é referente ao mercado , prático e revelador, desenvolvido a partir da base de conhecimento da Singularity University, que focaliza as tecnologias de crescimento exponencial.